Instituto de Ciência Política - IPOL

Apresentação

O Curso de bacharelado em Ciência Política destina-se a formar profissionais capazes de compreender a dinâmica política das democracias contemporâneas, especialmente a estrutura e o funcionamento das instituições que compõem o sistema político brasileiro.

Essa formação envolve estudos na área da Teoria Política, que representa o arcabouço filosófico e conceitual que organiza a compreensão da política contemporânea, bem como na área de Análise Política, que envolve o conhecimento empírico acerca das instituições atuais.

9Como se organiza o sistema político das democracias contemporâneas?

Qual o papel atual do Estado, da Sociedade Civil, dos Movimentos Sociais, dos Cidadãos?

Quais são os limites e as potencialidades da atuação governamental nas sociedades democráticas?

Como se tomam as decisões políticas? Como se escolhem os dirigentes políticos? Como atuam os parlamentares? Qual a dinâmica das eleições?

Quais são os impactos nas novas tecnologias de informação na organização política?

Quais são as relações entre Ética, Política e Direito?

Perguntas como essas orientam o estudo da Ciência Política e o estudo de tais questões permite a formação de profissionais capacitados para atuar nas áreas de Consultoria Política, de Assessoria Legisativa, de Pesquisas Eleitorais, de Relações Institucionais e várias outras que exigem uma compreensão adequada do sistema político e dos processos de tomada de decisão.

Você está aqui: Apresentação